Código de Conduta da Tradição Eleusiana

 

 

1.       Acreditamos e respeitamos a Lei do Retorno ou da Ação e Reação, acima de qualquer outra, afinal a bruxaria nos oferece liberdade para as nossas práticas. No entanto, temos nesta lei, um princípio básico. Logo, não conspiramos negativamente e tampouco com prática mágica contra qualquer pessoa.

 

2.       Temos um sistema de hierarquia por conta dos graus da tradição, assim como um profundo respeito aos cargos e funções que os iniciados podem desempenhar em nossos covens, círculos ou grove. Mas dentro do círculo, agimos com igualdade porque a busca pelo conhecimento e o controle do ego devem estar acima do nosso comportamento reativo. Sabemos se tratar de algo maior que título, aquilo que estamos buscando!

 

3.       Nossa tradição possui uma forte base ética. Logo, é absolutamente proibido os comentários a respeito dos outros membros que possam soar como críticas incessantes, avaliações ou fofocas.

 

4.       Buscamos reconhecer nossos erros porque são eles que possibilitarão o trabalho alquímico que estamos dispostos a efetuar.

 

5.       Respeitamos absolutamente o Sacerdote ou Sacerdotisa que estiver a frente na condução de ritos ou ensinamentos, auxiliando-lhe somente quando este, demonstrar oralmente tal necessidade.

 

6.       Nenhum Sacerdote ou Sacerdotisa de grau algum, deve se comportar de forma imperativa, com os outros membros da nossa tradição. Tato, harmonia na comunicação e diplomacia são virtudes que cultivamos.

 

7.       Iniciado ou dedicante algum deve fazer comentários que denotem crítica ao seu iniciador ou questionar-lhe de forma hostil a frente de outras pessoas de círculos externos, podendo ter como consequência, a interrupção de treinamento ou até expulsão de círculo.

 

8.       Somos majestade dentro do nosso sistema mágico. Nutrimos profundo respeito por sacerdotes de outras tradições. Mas não levamos nossas questões a eles e tampouco, aceitamos sugestões, avaliações ou influência deles em nossa conduta.

 

9.       De acordo com a soberania que cultivamos, membros de outras tradições ao se candidatarem para fazer parte da nossa, deverão se submeter a todo o treinamento, que vai desde o Círculo Alquímico (1º grau), a Templo Helênico (2º grau) e depois, a Hierofania (3º grau). É importante compreender a visão da nossa tradição, mesmo por temas considerados básicos e já conhecidos. Isso suplantará as lacunas e fará toda a diferença no processo de formação sacerdotal.

 

10.   É terminantemente proibido qualquer comunicação que denote a manifestação de divindades para satisfazer o próprio ego do sacerdote. Logo, expressões do tipo, “a Deusa mostrou”, “Apolo me disse”, “é a vontade de Deméter” e por aí vai, são afirmações que sempre deverão ser questionadas, principalmente, ao refletirem conteúdo que não revele propósito espiritual. Como as divindades se comunicam com cada um de nós, muito daquilo que nos mostram, deve ser mantido como algo particular ou a ser colocado apenas ao respectivo iniciador.

 

11.   Os Mistérios de Elêusis, assim como os festivais das divindades são ritos que somente aqueles que já são iniciados no 1º grau da tradição podem participar. Sabemos que se trata de rituais que necessitam de sintonia e aprofundamento para que se possa fazer bom proveito. Não cabem ao iniciante que deve se restringir aos sabás, ritos de celebração às fases lunares e seus próprios ritos de passagem.

 

12.   Nossa tradição não expõe seus membros a situações que lhes ofereçam algum risco físico ou grandes provas que envolvam superação de seus medos. Nos posicionamos como uma tradição de feitiçaria, de atos devocionais e muito mais alquímica, do que qualquer outra coisa.

 

13.   Não fazemos críticas a outras tradições, religiões ou sistemas mágicos. Tal como desejamos o respeito, adotamos a postura de respeitar a todos os credos. Nossa soberania acontece dentro da nossa tradição e não o contrário!

 

  


Canções Eleusianas

Ver todas

Newsletter

Quer saber mais sobre o Templo Wicca? Preencha os campos abaixo e receba nossa newsletter com informações, novidades e eventos do nosso espaço.