O Livro das Sombras

 

O livro das sombras é um dos mais importantes instrumentos de uma bruxa ou bruxo. É nele que anotamos nossas receitas mágicas, os rituais que fazemos, estudos sobre magia e tudo mais que acharmos necessário registrar sobre o nosso caminho pelo mundo mágico da Deusa. Ele é um diário mesmo, igual àqueles que as meninas adolescentes têm costume de escrever contando tudo o que aconteceu com elas durante o dia. No livro das sombras, também registramos o nosso dia, só que registramos apenas o que tiver relação com a magia. Pode ser um sonho, um ritual, uma receita mágica, estudo sobre ervas, poemas, enfim, tudo o que você achar que será necessário para consultar mais tarde.

É um livro muito pessoal e, toda bruxa (ou bruxo, mago, feiticeiro, etc.) deverá ter o seu. Ninguém poderá escrever ou manusear seu livro, a não ser que seja outra bruxa e somente com o seu consentimento (apenas para pesquisar e nunca para escrever). Outra forma de registro muito comum em livro das sombras é o seu uso pelo coven, ou seja, o coven tem um livro das sombras onde são registrados os rituais e os encontros de estudo desse grupo. Esse Livro fica à disposição dos integrantes do grupo para consultas posteriores, mas não poderá ser manipulado e nem visto por nenhuma outra pessoa de fora.

O livro das sombras também conhecido por “Book of Shadows”, ou “Grimório”, existe desde a época da perseguição às bruxas (durante a Inquisição) onde, proibidas de passar seu conhecimento oralmente, escreviam suas receitas, encantamentos, filtros e poções em livros que ficavam escondidos (por isso o nome “Livro das Sombras”), pois se fossem encontrados seriam usados como prova para a acusação de bruxaria. Esse foi um importante meio de conservação e de sobrevivência da Grande Arte.

Não existe um livro correto e tão pouco a forma correta de se escrever nele. Existem vário modelos de livros e cadernos onde você poderá anotar seus feitiços. Há os industrializados e os feitos por artesãos pertencentes à Arte, que já os fazem imbuídos de energia. Comprado ou feito especialmente para você, o importante é consagrá-lo e tratá-lo com o devido respeito, pois ali estará registrado todo o seu caminho percorrido, todos os seus sonhos, suas magias, seus filtros e suas poções. Nunca o deixe jogado, não deixe que outras pessoas o manuseiem e nunca deixe que pessoas fora da Arte o leiam, ele é o “Seu” mundo interior que estará sendo desrespeitado, por isso, trate-o com muito carinho.

Bênçãos da Deusa.

Selene Pallas Alilat

  


Canções Eleusianas

Ver todas

Newsletter

Quer saber mais sobre o Templo Wicca? Preencha os campos abaixo e receba nossa newsletter com informações, novidades e eventos do nosso espaço.